sábado, 19 de junho de 2010

volkswagen golf w12



Parece história da carochinha, mas é verdade: a Volkswagen tomou o motor do luxuoso sedã Phaeton, um W12 de 6 litros de cilindrada, aplicou a ele dois turbocompressores e o colocou em um Golf. Foi a atração especial de um encontro de aficionados pela sigla GTi que acontece desde 1982 em Wörthersee, na Áustria.

Com a superalimentação a potência saltou para 650 cv a 6.000 rpm, com torque máximo de 76,3 kgfm a 4.500 rpm. De acordo com a VW, o Golf W12-650 acelera de 0 a 100 km/h em míseros 3,7 segundos, para o que colabora o câmbio automático de seis marchas também herdado do Phaeton. Bem-humorado, o comunicado de fábrica afirma que "esse biturbo leva pilotos que mantêm o acelerador no fundo bem além dos 300 km/h". Verdade. A velocidade máxima é de 325 km/h. E sua tração é traseira, como em todo carro esporte que se preze.

No médio-compacto o motor está instalado em posição central-traseira, logo atrás dos bancos dianteiros - eliminando, assim, o banco traseiro. Para acomodá-lo foi introduzida estrutura de reforço em alumínio e a plataforma do Golf foi extensivamente modificada. A carroceria é feita de aço com teto em fibra de carbono, que funciona como difusor de ar. Mesmo sem um aerofólio "clássico", descartado por questões estéticas, essa solução garante pressão na traseira do veículo e mantém sua estabilidade. O Golf W12-650 teve suas dimensões alteradas em relação ao GTi "normal". Está 12 cm mais largo (1,88 metro ante 1,76 m), 8 cm mais baixo (1,42/1,50 m) e com bitola 16 cm maior. Seus pneus têm 235 mm na dianteira e 295 mm na traseira, montados em rodas de 19 polegadas (no GTi são de 18 pol).

O maior desafio da VW, de acordo com Klaus Bischoff, chefe de design da fábrica alemã, foi prover o motor com ar - tanto para sua alimentação quanto refrigeração. As colunas traseiras ("C") foram modificadas e os vidros laterais traseiros virados para dentro, criando dois dutos de ar. "O restante é obtido por meio dos enormes radiadores dianteiros e dos dutos ligados a eles, além das entradas laterais", explica Buschoff no comunicado.

O melhor da história é que o W12-650 deve ser levado a produção e poderá ser visto nas ruas e estradas européias. Para os brasileiros, no entanto, continuará sendo apenas uma fantástica lenda estrangeira.

by Web Motors

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