segunda-feira, 4 de maio de 2009

ABS e airbag a partir de 2010




A partir do próximo ano, 8% dos veículos terão de sair de fábrica com airbag duplo frontal e com freio antitravamento ABS. Publicado pelo Diário Oficial, o cronograma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prevê um escalonamento para que, até 2014, todos os carros novos tenham os equipamentos.

Para cumprir os percentuais, as empresas podem escolher instalar os itens primeiro nos veículos mais caros ou num único modelo. Segundo o vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Marco Antonio Saltini, ainda não é possível dizer qual será o impacto no preço para o consumidor após a inclusão do ABS e do airbag. A indefinição se dá porque as empresas que vendem mais veículos – e comprarão mais equipamentos de segurança dos fornecedores – poderão negociar peças a preços mais baixos. Além disso, o preço final depende de outras questões, como o custo de mudar a linha de montagem.

A demora na implementação dos dois equipamentos era motivo de crítica feita ao Brasil, diz Alfredo Peres da Silva, presidente do Contran e diretor do Denatran. Segundo ele, um estudo mostra que a aplicação de itens de segurança (airbag frontal e lateral, ABS e cinto) reduziu em até 60% o número de mortes.

Fonte: Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário