segunda-feira, 29 de junho de 2009
Opacidade
O teste de Opacidade mede o Gás de Escapamento Emitido por Motor Diesel em Aceleração determinando o grau de opacidade da fumaça emitida.
Condições para Inspeção:
Verificar se o veículo apresenta funcionamento irregular do motor, vazamentos aparentes de combustível diesel, violação do lacre da bomba injetora, vazamentos e alterações do sistema de escapamento e do sistema de admissão de ar e retirada ou alteração de componentes originais do veículo que influenciem diretamente na emissão de fumaça, bem como se o veículo apresenta emissão de fumaça azul.
Critério(s) de Reprovação:
- Funcionamento irregular do motor
- Vazamento(s) aparente(s) de combustível diesel
- Lacre da bomba injetora violado
- Sistema de escapamento e/ou de admissão alterados
- Vazamentos de gás de escapamento
- Alteração de componentes originais que influenciam na emissão de fumaça
- Emissão de fumaça azul
O veículo deve estar com freio estacionário acionado, a alavanca de mudança de marchas na posição neutra e a embreagem não acionada. Todos os dispositivos que alteram a aceleração do veículo, como ar-condicionado e freio motor, devem estar desligados.
Inspeção:
- Instalar o Opacímetro conforme instruções do fabricante.
- Com o motor em marcha lenta, o acelerador deve ser acionado de modo contínuo e rapidamente, sem golpes, até atingir o final de seu curso. Caso ocorra alguma anormalidade durante a aceleração do motor, desacelerar imediatamente e interromper o ensaio.
- Manter esta posição do acelerador e aguardar até que o motor atinja, nitidamente, a rotação máxima estabelecida pelo regulador de rotações, permanecendo nesta condição por um tempo máximo de 5 segundos.
- Desacionar o acelerador e aguardar que o motor estabilize na rotação de marcha lenta e que o Opacímetro retorne ao valor original obtido nessa mesma condição. Re-acelerar, no máximo, em 5 segundos após a estabilização.
- Executar a seqüência de operações dez vezes, no máximo, tomando-se como medida o valor máximo da opacidade apresentado em cada uma das seqüências.
- Ao término do ensaio, com a sonda desconectada do sistema de escapamento, deve-se verificar o zero do Opacímetro conforme prescrição do seu fabricante, a fim de validar o ensaio.
- Para motores com diversas saídas de escapamento o processo completo de medição deve ser realizado para cada saída; o resultado a ser considerado será o maior deles.
RESULTADO DA INSPEÇÃO
Os valores de opacidade obtidos a partir da quarta medição, desprezando-se as três primeiras, devem ser analisados e só podem ser considerados quando, em quatro medições consecutivas, a diferença entre o valor máximo e o mínimo não pode ser maior que 0,25 m‾¹ e estes não estiverem em ordem decrescente. O resultado do ensaio é a média aritmética dos quatro valores consecutivos.
Deve ser elaborado um relatório de inspeção, de tal forma que nele constem, além dos dados referentes ao proprietário, veículo e equipamento, todos os dados referentes às medições realizada
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