terça-feira, 14 de abril de 2009


GNV




O GNV é um combustível gasoso extraído do subsolo, sendo constituído de pelo menos 86% de gás Metano. É utilizado para gerar energia em indústrias, residências e veículos, além de ser matéria-prima em indústrias químicas. A combustão do GNV é diferente dos outros combustíveis, não depende de alta temperatura e pressão, e resulta em menor emissão de poluentes. Além disso, o GNV é mais seguro, por ser mais leve que o ar dissipando-se na atmosfera em caso de vazamento, ao contrário do GLP(gás de cozinha) e de combustíveis líquidos(álcool e gasolina). Também sua temperatura para inflamar é superior a 620ºC, maior que o álcool 200ºC e a gasolina 300ºC.



Em veículos equipados com GNV são verificados: Cilindro e Suporte, linhas de alta e baixa pressão, válvulas(cilindro, abastecimento e corte), redutor de pressão, componentes complementares(dosador, chave comutadora, misturador, invólucro, direcionadores de vazamentos, manômetro, ponto de aterramento e instalação elétrica) e vazamentos no sistema.


A cada 5 anos o cilindro de GNV deve sofrer um processo de requalificação, que deve ser efetuado em uma empresa especializada.
É aconselhável que se faça o veículo funcionar com seu combustível original, ao menos 5 minutos ao dia, para evitar o ressecamento das mangueiras de combustível, formação de goma nos bicos injetores e evitar que a bomba de combustível original funcione seca, sem combustível, com risco de danificar-se por falta de lubrificação.

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